sábado, 21 de novembro de 2009

Participação especial das alunas do colégio Marieta Cals.Apresentação da dança do Boi de Parintins- Parte 1




Este vídeo é uma das três partes da apresentação especial do grupo de dança da Escola Marieta Cals, que abrilhantou ainda mais a feira cultural da escola Martha dos Martins.


Folguedos


O que são Folguedos, principais folguedos populares, folclore brasileiro, folguedos natalinos, folguedos folclóricos.

O que são

Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas). Os folguedos fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes.

Os principais folguedos da cultura popular brasileira são:



- Afoxé: dança-cortejo, típica da Bahia, e ligada aos rituais do candomblé.

- Bumba-meu-boi: típico folguedo da região Nordeste do Brasil. Possui uma miscigenação de elementos culturais africanos, portugueses e indígenas. Ocorre entre o mês de novembro até 6 de janeiro. Sua coreografia consiste em danças de rua, onde um homem veste-se de boi e comanda as coreografias.



- Caboclo: danças que representam a cultura indígena. Folguedo muito comum em Pernambuco e Paraíba.



- Cavalhada: típica das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Os cavaleiros representam, em suas coreografias, as batalhas medievais entre cristãos e muçulmanos.

- Congada: espécie de dança-cortejo, ocorre em diversas regiões do Brasil. Representam a coroação dos antigos reis do Congo (África).



- Folia-de-reis: dramatização de rua em que é representada a viagem bíblica dos três reis magos. Ocorre entre o Natal e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis).



- Maracatu: dança-cortejo típica de Pernambuco, ocorre no período do Carnaval. A dança ocorre ao som de zabumbas, conguês e taróis.



- Marujada: encenação nordestina que representa a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na Idade Média e também as conquistas marítimas européias dos séculos XV e XVI. Os personagens vestem-se com trajes de marinheiros, cristãos ou muçulmanos. Pandeiros, violões e outros instrumentos acompanham a encenação.

- Pastoril: encenação cujo tema principal é o aviso que o anjo Gabriel dá sobre o nascimento de Jesus Cristo. Típico da região Nordeste, os participantes dançam e cantam nas ruas. Meninas, enfeitadas com fitas e tocando pandeiro, dividem-se em dois cordões (azul e vermelho) e são acompanhadas por um grupo musical.

- Reisado: comum no Nordeste, este folguedo baseia-se na encenação do Natal. Os participantes, cantando e dançando, desfilam pelas ruas da cidade pedindo donativos. Os participantes usam roupa coloridas, fitas e chapéus. Em algumas regiões, integrantes usam figurinos representando reis, palhaços e estrela.

Um dos folguedos mais tradicionais do Brasil é o bumba-meu-boi do Maranhão.

Tradição do tempo dos escravos reúne grupos até o dia 30.


Mas todos esses imigrantes trouxeram a cultura dos seus países de origem. A cultura paranaense é extremamente diversificada porque recebeu contribuições dos imigrantes da cultura européia, desde a diferença de línguas, religiosidades e tradições, culinária, vestimentas (figurinos), músicas, danças, festas, crenças, formatos de casas e de igrejas, instrumentos musicais e idiomas.

É interessante como todos esses povos imigrantes se adaptaram e assimilaram rápido a cultura indígena, gaúcha, tropeira que por aqui existia, e por outro lado, também acrescentaram a sua cultura.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.htm

Parintins é um município do Amazonas, que tem uma população de 107.250 mil habitantes, é a segundo maior cidade da região amazonense e um dos pontos turísticos mais conhecidos e admirado na região Norte, a festa do Boi de Parintins.

Como todas as festas tradicionais, a festa do Boi de Parintins. ocorre todos os anos nos dias 28, 29 e 30 de junho, com o desfile dos bois o caprichoso e o garantido . O festival é uma manifestação folclórica conhecida no Norte do país como Boi Bumbá. Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana.

O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.

Até 2005 era realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma lei municipal mudou a data para o último fim de semana desse mesmo mês.

http://www.parintins.com.br/histgarantido.asp


http://www.parintins.com.br/histgarantido.asp

O espetáculo deste festival não lembra uma festa de carnaval como o do Rio ou o Frevo de Pernambuco.A única semelhança entre o carnaval e o festival é a sequência da parada: tem início na concentração, atravessa uma passarela, e termina na dispersão. Este rito é uma estória cantada e dançada e que acontece dentro de uma arena circular, onde cada um dos bois realiza seu desfile com carros alegóricos que se mexem, e têm vários efeitos especiais.

Um fato que merece interessante é que, enquanto um Boi desfila e seu time dança, a turma do boi adversário tem que permanecer em silêncio,inclusive a as torcidas do touro rival, têm que ficar calada e sentada.É muito interessante ver a imagem da metade do estádio dançando, cantando, tirando fotos e comemorando seu boi e a outra metade do estádio parada parada.

Boi-Bumbá

Qual é o significado da dança do boi ? Tudo começa quando um mulher grávida chamada Catarina teve o grande desejo de comer a língua ,o coração, o fígado do boi mais bonito da fazenda de seu patrão, o preferido. Com medo de que o filho nascesse com a boca torta, Francisco esposa de Catarina, realiza esse desejo da esposa. Rouba o boi mais bonito, mata-o e some para não ser encontrado. Francisco é acusado de roubo, procurado, perseguido e preso pelos vaqueiros. Este termina confessando o crime.


O dono do boi chama o curandeiro feiticeiro, para trazer o boi de volta, ressuscitar o boi. O feiticeiro consegue reviver o boi . Quando o boi começa a mugir, todos comemoram com alegria.

O “tripa do boi” é uma das peças mais importantes da brincadeira. É o homem que dança embaixo da “carcaça” do boi, que dança ao som das toadas, batuques de tambores, repiques, caixinhas e surdos.


O ritual do Boi-Bumbá tem duas matrizes,a negra e a índia. O negro cativo influencia no som dos instrumentos de sua terra distante, do índio as cores e a magia da imagem mística dos pajés. Diz-se que a dança acontecida no Festival de Parentis, não tem muito a ver com a dança original.