quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Olha o Carimbó e o frevo aí gente!!!




























Outra grande surpresa foi a apresentação de dois números de dança, organizados pelos alunos do 8º ano manhã. O primeiro foi de carimbó e o outro de frevo, ambos contém matriz africana, portanto, remetem à ancestralidade. Digo contém por que estas danças representam a cultura das três raças.

O carimbó , segundo estudos, teve origem na ilha do Marajó , no Estado do Pará. O ritmo sucedeu das danças indígenas, no entanto, alterou-se quando houve contato com ritmos mais agitados dos escravos africanos.

O nome Carimbó é de origem tupi-guarani , formado por duas palavras: (curi = pau ôco) e (m'bó = escavado); do ritmo musical carimbó surgiu a dança carimbó.

A palavra Frevo nasceu da linguagem simples do povo e vem de "ferver", que as pessoas pronunciavam "frever". Significava fervura, efervescência, agitação. Frevo é uma música genuinamente pernambucana do fim do século XIX.

Essa dança, de jogo de braços e pernas, nos é apresentada como legado da capoeira, entretanto, diferente desta, os dançarinos de frevo quase não colocam as mãos no chão e as roupas são bem coloridas.

“A cultura é necessária ao desenvolvimento da vida humana, estando presente em todas as formas de sociedades, sejam elas primitivas ou contemporâneas. É algo compartilhado em um grupo e possibilita que os sujeitos partilhem interesses e objetivos como aponta Tomasello (2003)".




Um filme sobre algumas atividades da feira cultural.