domingo, 22 de novembro de 2009

Feliz Natal!

RecadosAnimados.com


Natal com frases:

www.recadosanimados.com/natal-frases.html

Oi, Olá, aqui!


Recados Animados de Oi, Olá


Vista a minha pele. Assista.









"VISTA A MINHA PELE" é um filme que aborda o assunto preconceito racial, só que de maneira criativa e com texto leve, de fácil entendimento. Este filme pode despertar uma série de discussões sobre o assunto, pois é um filme cujos personagens principais são jovens .

Qual foi a grande sacada do escritor ? Foi a troca de papeis, a raça dominante no mundo é a negra, quem foi escravizado no Brasil, foi o branco. Países como França, Alemanha, Espanha, são considerados países pobres do 3º mundo.Brasil e países da África são ricos e desenvolvidos.Daí o grande título e a grande ideia(BUMMMM! ) : o branco vestir a pele do negro. Este filme é um choque para quem assiste, muitos sentimentos fluem neste momento, pois trocamos de pele, mesmo que só assistindo o filme. Então vamos, para a sinopse do filme:

Sinopse:

Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.
Maria, é uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudos que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade. Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a predominância da supremacia racial negra (a mídia só apresenta modelos negros como sinônimo de beleza), a resistência de seus pais, a aversão dos colegas e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos.
Vencer ou não o Concurso não é o principal foco do vídeo, mas sim a disposição de Maria em enfrentar essa situação.

Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais possibilidades ela tinha de convencer outros de sua chance de vencer."VISTA A MINHA PELE" pretende colaborar com a discussão sobre discriminação no Brasil através de um produto atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos. O vídeo será distribuído para 2.000 escolas públicas do país, acompanhado de uma apostila de orientação ao professor para sua utilização em sala-de-aula, elaborada por educadores e psicólogos.

http://brasildosnegros.arteblog.com.br/33863/Documentario-Vista-a-minha-pele/


Ficha técnica:

Link para downloard do filme Vista a minha pele Torrent Details :

http://www.torrentroom.com/torrent/2042405-vista-a-minha-pele.html


Indicações de uso:


O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos. Vem acompanhado de uma apostila de orientação ao professor para sua utilização em sala de aula, elaborada por educadores e psicólogos comprometidos com as questões de gênero e raça.

Ficha técnica:


Duração: 15 minutos
Direção: Joel Zito Araújo
Produção: Casa de Criação

http://www.piratininga.org.br/videos/discriminacao.html


Kirikou e a feiticeira Karabá -Assista.







KIRIKOU E A FEITICEIRA é uma estória que narra:

►a magia, coragem e esperteza da África;
► cultura e tradição africana;
►Conhecimento de parte de nossa identidade cultural;
► Respeito ao mais velho, pois é dele que vem todo o conhecimento da tribo.


O filme Kirikou e a feiticeira Karabá também foi muito interessante, pois além de apresentar costumes de aldeões africanos, mostra que muitas hstórias, lendas e costumes eram passados de geração para geração por um “GRIÔ”, que é um contador de estórias e este o responsável pela preservação da identidade do local, já que não escreviam suas histórias, ficava a cargo do griô conhecê-la e repassá-la.

Nesta estória, destacam-se três personagens, Kirikou, a mãe de Kirikou e a feiticeira Karabá. Kirikou é uma criança que já conversava com sua mãe quando ainda estava no útero. Quando a mãe do herói deu a ordem, ele nasceu, nasceu falando, andando e com senso de justiça, mostrando que não seria uma criança igual as outras, outra característica de Kirikou era o questionamento, nunca deixava de questionar , perguntava até saciar suas dúvidas, nunca falava nada que não fosse fundamentado. Possuía além de uma grande inteligência, velocidade e força, apesar de ser tão pequenino, cabia na palma da mão da mãe dele.


A figura da mãe de Kirikou foi muito importante para que o herói lograsse vitória em sua jornada.É uma mulher sábia e simples ,que não dava ouvidos as fofocas ou opiniões preconceituosas sobre seu filho.Ela respondia todo que seu filho perguntava,sempre mostrando dignidade e firmeza e doçura em todas as situações.Foi uma personagem importante em todo desenrolar da trama.

“ O bebê fala: "Mamãe, eu quero nascer." A mãe responde que, se ele já fala com ele dentro da barriga , pode nascer sozinho. O menino engatinha para fora do corpo da mãe e corta o cordão umbilical. "Mamãe, você tem que me lavar." Diz o pequeno.A mãe responde :"Se você nasceu sozinho, também pode se lavar sozinho. E recomenda que economize a água, pois a feiticeira Karabá secou a fonte que fornece água para a aldeia, a água parou de correr.”



A feiticeira Karabá, era respeitada por todos pois impunha-o pelo medo, era autoritária, ditadora e má. Era uma mulher bonita e vaidosa, cheia de ornamentos. Coseguia implantar o medo nos aldeões,pois sumia com os homens que iaô tentar destrui-la ,transformando-os em objetos que a obedeciam.

Kirikou podia atacá-la, pois sendo pequenino, seria descoberto por Karabá.Sabia também que o medo tornava-a mais poderosa.

Umas das características das mulheres africanas é a vaidade, andarem sempre ornadas e coloridas, outra características e que todas as mulheres da aldeia andam nuas da cintura para cima, este é um símbolo, demonstra a pureza da mulher.

Ficha Técnica

Título Original: Kirikou et la sorcière
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 71 minutos
Ano de Lançamento (França): 1998
Estúdio: Trans Europe Film / Les Armateurs / Odec Kid Cartoons / Exposure / Monipoly / Studio O / France 3 Cinéma / Radio-telévision belge
Distribuição: ArtMann
Direção: Michel Ocelot
Roteiro: Michel Ocelot
Música: Youssou N'Dour
Edição: Dominique Lefèvre

SINOPSE DO FILME:

Link para downloard do Kiriku e a feiticeira:

http://rapidlibrary.com/index.php?q=baixar+kiriku+o+filme


Kirikou é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com muitos carismas e que segundo o roteiro é o único capaz de salvar sua aldeia das ações da cruel feiticeira Karaba, que secou a fonte do lugar onde Kirikou mora com amigos e parentes e, possivelmente, devorou quase todos os homens da aldeia de Kirikou. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kirikou vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

Oriento o professor a assistir o filme antes, ele é um pouco longo. Mostra a realidade da aldeia, as mulheres no desenho estão nuas da cintura para cima, esta nudez segundo a cultura africana é um símbolo de pureza. Outra marca do filme é a sensualidade feminina e a nudez das crianças da aldeia.Aqui é outro ponto importante, uma discussão sobre os costumes africanos, mas muito interessante.


“Quem são os Griôs?

Para compreender o significado de griô, é preciso dialogar sobre uma “sociedade baseada no diálogo entre os indivíduos e na comunicação entre as comunidades ou grupos étnicos” - a tradição oral - diferenciando inclusive o conceito de griô e de mestre. Conversar ainda sobre o significado da palavra e do diálogo para as sociedades do noroeste da África e para diversos grupos da cultura afrodescendente brasileira.
Todavia esse diálogo exige uma pesquisa específica e uma vivência afetiva e cultural que transpõe o papel de um antropólogo ou de um educador, historiador ou educando.
A tradição oral compromete completamente o mundo simbólico da história de vida de quem a estuda, porque só é compreensível por meio da vivência de cada palavra que ouve e de rituais iniciatórios.

"A ação do Griô consiste em estimular a tradição oral nas comunidades, realizada por “contadores de estórias”, sujeitos que adquiriram conhecimentos de antepassados e os repassam contando estórias, os chamados griôs (“abrasileiramento” da palavra francesa griot, usada por jovens africanos que foram estudar em universidades francesas e que se preocupavam com a preservação de seus contadores de histórias, que carregam consigo a tradição oral). A principal proposta da ação Griô, do Programa Cultura Viva, é reaprender com os griôs e mestres da tradição oral o jeito de construir o conhecimento integrado à ancestralidade.

http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?page_id=25”

“Os gestos do tecelão, ao acionar o tear, representam o ato da criação, e as palavras que lhe acompanham os gestos são o próprio canto da vida”
(HAMPÂTÉ BÂ, 1982, p. 197).
http://www.graosdeluzegrio.org.br/html/acao_grio/grios_e_mestres.htm”