domingo, 22 de novembro de 2009

Vista a minha pele. Assista.









"VISTA A MINHA PELE" é um filme que aborda o assunto preconceito racial, só que de maneira criativa e com texto leve, de fácil entendimento. Este filme pode despertar uma série de discussões sobre o assunto, pois é um filme cujos personagens principais são jovens .

Qual foi a grande sacada do escritor ? Foi a troca de papeis, a raça dominante no mundo é a negra, quem foi escravizado no Brasil, foi o branco. Países como França, Alemanha, Espanha, são considerados países pobres do 3º mundo.Brasil e países da África são ricos e desenvolvidos.Daí o grande título e a grande ideia(BUMMMM! ) : o branco vestir a pele do negro. Este filme é um choque para quem assiste, muitos sentimentos fluem neste momento, pois trocamos de pele, mesmo que só assistindo o filme. Então vamos, para a sinopse do filme:

Sinopse:

Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.
Maria, é uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudos que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade. Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a predominância da supremacia racial negra (a mídia só apresenta modelos negros como sinônimo de beleza), a resistência de seus pais, a aversão dos colegas e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos.
Vencer ou não o Concurso não é o principal foco do vídeo, mas sim a disposição de Maria em enfrentar essa situação.

Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais possibilidades ela tinha de convencer outros de sua chance de vencer."VISTA A MINHA PELE" pretende colaborar com a discussão sobre discriminação no Brasil através de um produto atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos. O vídeo será distribuído para 2.000 escolas públicas do país, acompanhado de uma apostila de orientação ao professor para sua utilização em sala-de-aula, elaborada por educadores e psicólogos.

http://brasildosnegros.arteblog.com.br/33863/Documentario-Vista-a-minha-pele/


Ficha técnica:

Link para downloard do filme Vista a minha pele Torrent Details :

http://www.torrentroom.com/torrent/2042405-vista-a-minha-pele.html


Indicações de uso:


O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos. Vem acompanhado de uma apostila de orientação ao professor para sua utilização em sala de aula, elaborada por educadores e psicólogos comprometidos com as questões de gênero e raça.

Ficha técnica:


Duração: 15 minutos
Direção: Joel Zito Araújo
Produção: Casa de Criação

http://www.piratininga.org.br/videos/discriminacao.html