domingo, 21 de agosto de 2011

O exemplo que vem do lixão


A escola municipal Professora Martha dos Martins Coelho Guilherme, do Conjunto São Cristóvão, foi classificada para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. O trabalho Estaç A feira de ciências do Centro Municipal de Educação e Saúde (CMES) Professora Martha dos Martins Coelho Guilherme, no Conjunto São Cristóvão, saiu do pátio da escola e ganhou o mundo. O trabalho dos meninos do 9º ano, chamado “Estação Jangurussu”, venceu 57 outros vindos de escolas particulares e públicas do Nordeste e agora compete com instituições de ensino de todo o País.



É a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, que é vinculada ao Ministério da Saúde. E a história dos meninos começou sem grandes pretensões.

A professora de língua portuguesa Marta Ximenes trabalha no CMES Professora Martha dos Martins Coelho Guilherme há cinco anos. E nesse tempo, no caminho do trabalho, vê a planície de 40 metros de lixo prensado do antigo aterro do Jangurussu se misturar com a paisagem do bairro.

Em junho deste ano, surgiu a oportunidade de mergulhar nessa história quando o professor de matemática e diretor da escola, Alexandre Rodrigues, propôs uma Feira de Ciências diferente.

Cada professor estaria responsável por uma turma, com a qual trabalharia um tema a ser apresentado pra escola e pra comunidade. À professora Marta, coube a coordenação dos 22 meninos do 9º ano. “Escolhi esse tema por causa da escola libertadora de Paulo Freire. Queria um assunto da realidade dos meninos”, esclarece Marta. “A gente já queria trabalhar com a professora, porque ela é criativa”, diz logo a aluna do 9º ano Michelle Vieira, 16.


Temas
A criatividade da educadora dividiu a turma em cinco equipes, cada uma especializada em um viés do tema: o que é um lixão, como aproveitar os dejetos recicláveis, qual a importância do esgoto, quais doenças resultam do lixão e qual o impacto ecológico e social de um aterro.

No dia da feira, foi uma aula. “As pessoas (da comunidade) ficaram admiradas, porque não conheciam a problemática do próprio bairro”, relata Marta. “Queríamos movimentar a escola. E deu certo”, completa o diretor da instituição.

Tanto deu que em outubro a professora Marta Ximenes e a aluna Adriana Rodrigues, 16, vão ao Rio de Janeiro representar o “Estação Jangurussu” junto aos finalistas da Olimpíada, além de concorrer ao prêmio nacional.





E-Mais



OLIMPÍADA BRASILEIRA

Os alunos da professora Marta, no Centro Municipal de Educação e Saúde (CMES) Professora Martha dos Martins Coelho Guilherme, no Conjunto São Cristóvão, competiram com 58 escolas particulares e públicas dos estados Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, do Piauí e Rio Grande do Norte.



SAÚDE

Esta é a 5ª edição da Olimpíada realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).



MEIO AMBIENTE

A competição incentiva a realização de trabalhos que contribuem para a
melhoria das condições ambientais e de saúde no
Brasil.



NA INTERNET
Mais informações sobre a olimpíada no site da Fundação Oswaldo Cruz: www.fiocruz.br/olimpiada.
Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/09/20/interna_fortaleza,2043962/o-exemplo-que-vem-d
20/09/2010 09:02:36